LINHA FENG SHUI

A idéia da criação dos Expansores de consciência dos cinco elementos do Feng Shui, surgiu da necessidade de se ter uma ferramenta terapêutica prática e eficiente para uso daqueles que se afeiçoam a este estudo.
O Feng Shui é a antiga ciência chinesa que visa a localização de diferentes tipos de energia em um local e criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga.
Em outras palavras, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas. Suas leis e princípios foram desenvolvidas através dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo.
A tradução do termo Feng Shui é Vento-Água. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.
Existem duas escolas principais de Feng Shui, embora com técnicas diferentes, ambas têm fundamentos e leis comuns, sendo suas principais diferenças, no que se relaciona com a forma das construções, originando a escola das formas, e com as direções dos aposentos, casas e portas, a escola das direções, ou da bússola. Existem muitas outras escolas, sendo as mais avançadas as que utilizam o fator "tempo" como principal método de diagnóstico e tratamento.
Suas teorias são baseadas no pensamento máximo chinês, o I Ching, juntamente com as leis do yin yang e cinco elementos - vitais em toda a cultura chinesa.
Este estudo visa o entendimento do modo chinês de ver e entender o mundo e o universo, com seus relacionamentos e eternos ciclos de mudança.
Tudo na natureza muda e nunca é estável. Seu eterno processo de mudança, de mutação, mostra ao homem que toda a natureza, o universo inteiro, sempre muda e evolui, nunca ficando estagnado e parado no tempo
Negligenciar que as coisas se transformam, é fechar os olhos para eventos que sentimos durante toda a nossa vida.

A energia emanada da interação constante do Yin e o Yang apresenta cinco maneiras de movimento, a partir da Teoria dos Cinco Elementos, surgiram, do comportamento da infinidade de matéria existente no mundo. Representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos da energia Chi se manifestar Embora o nome "cinco elementos" não seja a tradução correta do original chinês "WU XING" ou "WU HSING", ela é aceita pela maioria dos autores brasileiros.
Esses elementos não são somente os materiais mas uma qualidade de energia que se manifesta de muitas formas: MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL E ÁGUA, os cinco elementos da natureza, encontramos várias formas traduzidas, como sendo: "Cinco Fileiras", "Cinco Caminhadas", "Cinco Movimentos", "Cinco Fases" e "Cinco Energias".

A energia CHI (energia vital) foi dividida pelos chineses entre os cinco elementos, que na verdade, são cinco formas de manifestação dessa energia. Eles se "criam" ou se "destroem" em ciclos naturalmente estabelecidos, conhecidos como ciclo construtivos e destrutivos. No Feng Shui, os cinco elementos são uma poderosa ferramenta de harmonização de ambientes, pois eles interagem com o mesmo, proporcionando "boa ou má energia", através dos ciclos construtivos e destrutivos.
A interação dos cinco elementos se dá através dos ciclos de produção (ou geração) e de controle (ou antagônico).
No ciclo de produção: Madeira produz fogo; fogo produz terra; terra produz metal; metal produz água; água produz madeira, fechando o ciclo. No ciclo de controle:
Madeira controla terra; terra controla água, água controla fogo; fogo controla metal; e metal controla madeira. Desta forma, para fortalecermos uma energia do elemento terra, usaremos o elemento fogo. Para fortalecermos uma energia do elemento fogo, usaremos o elemento madeira e assim por diante. Da mesma maneira que fortalecemos as energias positivas, temos que enfraquecer as negativa. Então, para enfraquecer, ou mesmo eliminar os aspectos negativos de uma construção, usaremos o Ciclo de Enfraquecimento que é nada mais além do que o inverso do ciclo de controle. Se terra produz metal, então metal enfraquece terra; se madeira produz fogo, então fogo irá enfraquecer madeira e assim por diante, até completar o ciclo.
MADEIRA - representa o inicio ou começo do ciclo vital, por simbolizar a Energia que se expande em todas as direções. É nesta fase do ciclo que as coisas emergem e começam a crescer. Representa a primavera, o sol que nasce, a direção leste. Sua cor é o verde.è um elemento combustível e sua forma é cilíndrica. Excesso de madeira no ambiente pode causar: teimosia, critica, aceitar a opinião alheia, etc. Para equilibrar o ambiente coloque o elemento Metal ou elemento Fogo. Falta de madeira no ambiente torna as pessoas passivas. Para equilibrar aplique o elemento água ou aumento o elemento madeira.
FOGO - representa o auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima. Produz calor e movimento. É elevado e relacionado com a cor vermelha. Representa o verão e a lua cheia e luminosa. Esta associada à Fênix Vermelha e sua direção é o sul. Excesso de fogo no ambiente traz raiva, intolerância e agressividade. Para equilibrar o ambiente adicione o elemento água ou o elemento terra. Falta de fogo no ambiente, pode provocar passividade e introspecção. Para equilibrar deve-se adicionar o elemento Madeira ou aumentar o próprio elemento fogo.
TERRA - representa o momento de pausa do ciclo vital. A energia da terra move-se horizontalmente em volta do ciclo seu próprio eixo e por esse afeta o período de mudança entre cada estação. É sólida, fixa e mutável. É representado pelo amarelo, pela forma quadrada e pelo inicio da lua minguante. Excesso de terra no ambiente causa seriedade e tristeza. Equilibre aplicando o elemento madeira ou elemento metal. Falta de terra no ambiente atrai egoísmo, falsidade e oportunismo. Equilibre adicionando o elemento fogo ou acrescente mais elemento terra.
METAL - é o crepúsculo do ciclo natural. Está associado ao Tigre Branco e é representado pela cor branca e pelas cores metálicas e sua forma e circular. É um elemento mutável. Manifesta-se no sol poente. Sua estação é o outono e sua direção é o oeste. Como é produzido pelo movimento interior de energia, é o mais denso de todos os elementos e indica que a energia esta decrescendo. Excesso de metal no ambiente causa discussões e a intolerância. Para equilibrar, introduza o elemento água ou o elemento fogo no ambiente. Falta de metal no ambiente provoca timidez. Para equilibrar, introduza no ambiente o elemento terra ou aumente a presença do elemento metal.
ÁGUA - é o início de um novo ciclo, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de descanso. É um elemento penetrante e maleável. Sua forma e ondulada e sua cor é preta ou a azul. Representa o inverno, o norte e a Tartaruga Preta. Excesso de água no ambiente provoca excitação exagerada e angústia. Equilibre introduzindo no ambiente o elemento terra ou o elemento madeira. Falta de água no ambiente traz pouca mobilidade e trava a eficiência das pessoas. Equilibre adicionando elemento metal ou aumentado o próprio elemento água.
O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade e deve ser entendido como um dos vários sistemas existentes da filosofia chinesa. Não traz sucesso da noite para o dia, nem é uma mágica milagrosa. Mas se você aplicar seus conceitos cuidadosamente será importante para contribuir para a sua vida mudar de rumo.


Porto Firme, 14 de Agosto de 2014.
Casa de Alquimia Flor da Alma.
Bom Trabalho !!!


 

Os cinco elementos do Feng Shui


FS01 - O início ou começo do ciclo vital, energia que se expande em todas as direções, combustível e cilíndrica. Vento. Primavera. Dragão verde. Leste. Vesícula Biliar e Fígado. Mantra: Início.Cinco Fileiras.


FS02 – Auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima Fogo.
Produz calor e movimento. É elevado. Lua cheia e luminosa. Alegria.
Triângulo. Verão. Fênix. Sul. Intestino Delgado e Coração.
Mantra: Auge das Cinco Caminhadas.


FS03 – Terra. Momento de pausa do ciclo vital. É sólida, fixa e mutável. Centro.
Quadrado. Inicio da lua minguante. Todas as estações, animal cobra,
Sudoeste. Estômago. Baço-pâncreas. Mantra: Pausa dos Cinco Movimentos.

FS04 – É o crepúsculo do ciclo natural. Círculo. Branco, prata, ouro. Outono. Tigre
Branco. Oeste. Interior de energia. O mais denso de todos os elementos e indica que a energia esta decrescendo. Intestino Grosso e Pulmão.
Mantra: Crespúsculo das Cinco Fases.

FS05 – Movimento e expansão. Oval e esférica. Branco, prata, ouro. Tigre
Branco. Manifesta-se no sol poente. Criatividade. Outono. Noroeste.
Intestino Grosso e Pulmão. Mantra: Movimento das Cinco Fases.

FS06 – Início de um novo ciclo, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de
descanso. Aquário. Poço Azul. Forma ondulada. Cor preta ou azul. Representa o inverno, o norte e a Tartaruga Preta. Bexiga e Rins. Mantra: Novo Ciclo das Cinco Energias.